Blog

Pandemia & Calendário Escolar – Como respeitar a Legislação?

ALGUMAS IDEIAS PARA PENSAR O CALENDÁRIO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL DURANTE E APÓS A PANDEMIA, RESPEITANDO OS PRINCÍPIOS LEGAIS QUE REGEM A EDUCAÇÃO INFANTIL. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Resolução CNE n.05/2009), em seu  Art. 5º, “A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, é oferecida em creches e pré-escolas, […]

Read More

Estudo de Bebês e diálogos com a sociologia

Este livro é resultado de pesquisas que venho realizando desde o meu doutorado, em 2009, orientado pela profa. Anete Abramowicz. Desde então tenho buscado estabelecer relações possíveis entre a Sociologia e o Estudo de Bebês. Nesse percurso, diversos interlocutores se uniram a esta tarefa uma vez que participaram de modos distintos dos projetos de pesquisa […]

Read More

Dá para evitar que meu bebê seja mordido na creche?

O ano vai começar e com ele, algumas preocupações são recorrentes entre quem trabalha com educação infantil e também entre os pais que pela primeira vez vão se afastar de seu bebê e confiá-lo aos cuidados de uma outra instituição, que não a família. Uma preocupação que tira o sono de qualquer professora que atua […]

Read More

Os bebês e a infância: Palestra no CONEINF 2018

Hoje, no Congresso de Educação Infantil e de Creches Universitárias, discutirei o lugar da infância e dos bebês na universidade. A partir de debates realizados em textos já publicados, vou apresentar diferentes modos de se compreender a infância e vou defender em especial os seguintes argumentos: Infância não é apenas uma etapa da vida. Ela […]

Read More

2º CONEINF – 11, 12 e 13 de setembro, Cidade do México

Agora, entre 11 e 13 de setembro, ocorre na cidade do México a segunda edição do CONEINF-CONCUNI. Congresso latino americano que reúne pesquisadores e profissionais para discutir educação Infantil em instituições universitárias. Participarei representando a Comissão Organizadora do primeiro congresso e apresentarei um debate sobre “O lugar dos bebês e da(s) infância(s) na educação infantil”. Se […]

Read More

Políticas Públicas de ações afirmativas : diferentes estratégias para a implementação da Lei 10.639/2003.

Em junho de 2018,  Leonardo Lacerda Campos defendeu pesquisa de mestrado sobre Políticas Públicas de ações afirmativas a fim de compreender os modos como a implementação da Lei 10.639/2003 vem sendo realizada e suas implicações nas redes municipais de ensino de Porto Seguro/BA, Vitória da Conquista/BA e São Carlos/SP. Os dados da pesquisa realizada apontam […]

Read More