Artigos Acadêmicos

Disclaimer: The papers below are intended for private viewing by the page owner or those who otherwise have legitimate access to them. No part of it may in any form or by any electronic, mechanical, photocopying, recording, or any other means be reproduced, stored in a retrieval system or be broadcast or transmitted without the prior permission of the respective publishers. If your organization has a valid subscription of the journals, click on the DOI link for the legitimate copy of the papers.

Pesquisar a educação infantil e o espaço com Fernand Deligny. Esse texto apresenta um diálogo entre Gabriela Tebet e Wenceslao Oliveira Jr, a partir do interesse comum de ambos no trabalho de Fernand Deligny que atravessa suas pesquisas que visam pensar os bebês a partir da cartografia ou pensar o espaço-escola da educação infantil a partir do cinema A Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação é um periódico do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora. Publica artigos, ensaios e relatos de experiência inéditos, resultantes de pesquisas empíricas ou teóricas na área da Educação, que contribuam com a formação e a prática de professores das diversas áreas do conhecimento.PDF

Bebês, materialidade e objetos técnicos na primeira infância no brasil e na frança O presente trabalho tem como objetivo central discutir a materialidade das relações e das experiências por crianças na educação infantil, a partir de um diálogo com as diretrizes curriculares brasileiras para a educação infantil em âmbito nacional e em 3 municípios do estado de São Paulo, utilizando conceitos de objetos técnicos e individuação desenvolvidos por Simondon A revista childhood & philosophy é um período de publicação contínua dedicada às interceções e relações entre a filosofia, a infância, filosofias da infância e indagação filosófica com crianças. resulta de uma parceria entre o nefi (núcleo de estudos de filosofias e infâncias), vinculado ao programa de pós-graduação em educação da universidade do estado do rio de janeiro (uerj), e o international council for philosophical inquiry with children (icpic). é editada no Brasil desde sua criação, em 2005.PDF

A implementação da Lei 10.639/2003 e os impactos na educação de Vitória da Conquista-BA O propósito central da pesquisa é analisar o processo de implementação da Lei Federal 10.639/03 a fim de verificar a maneira pela qual os conteúdos que envolvem a História da África e da Cultura Afro-Brasileira estão sendo ou não materializados e em que medida tem contribuído para a promoção da igualdade racial, a elevação da autoestima e do respeito pelas diferenças PDF

Educação política com crianças e jovens: pistas calungas A Educação política com crianças e jovens é objeto de discussão no presente artigo, que apresenta o recorte de uma pesquisa de mestrado, uma cartografia junto a moradores do município de São Vicente/SP, integrantes de uma Organização da Sociedade Civil (OSC). A revista Linhas Críticas (ISSN impresso 1516-4896 / ISSN eletrônico 1981-0431), criada em 06 de julho de 1995 e editada pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), é uma publicação contínua e anual (jan-dez), direcionada a pesquisadores/as, professores/as e estudantes da área educacional para fomentar o debate, a reflexão e a divulgação de produção científica nos âmbitos nacional e internacional.PDF

Tornar-se calunga: participação e subjetivação política de crianças e jovens O artigo pretende discutir processos de subjetivação política de crianças e jovens a partir de recortes de uma pesquisa realizada no âmbito de mestrado em educação, apresentando uma cartografia da participação política de crianças e jovens moradoras de territórios vulnerabilizados do município de São Vicente, no litoral Sul de São Paulo, integrantes de coletivos e ações educativas do Instituto Camará Calunga. A revista childhood & philosophy é um período de publicação contínua dedicada às interceções e relações entre a filosofia, a infância, filosofias da infância e indagação filosófica com crianças. PDF

Da redenção à reparação: Este artigo visa analisar a trajetória dos estudos sobre o povo negro, por meio de uma análise histórica do processo de colonização, sobretudo na elaboração de estereótipos que foram utilizados para justificar o processo desumanizador da escravização ancorado nas Teorias Raciais e no racismo científico. Revista teias. https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/aboutPDF

A Cartografia de Deligny nos Estudos de Bebês Cadernos Deligny, volume II / número 2, de outubro 2023. Páginas de 95 a 108 http://encontrodeligny.org/PDF

TERRITÓRIOS DE INFÂNCIA E O LUGAR DOS BEBÊS TERRITÓRIOS DE INFÂNCIA E O LUGAR DOS BEBÊS A revista Educação em Foco é uma publicação da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).PDF

ESPAÇOS QUE GRITAM: CRIAÇÃO COLETIVAS DE OUTRAS FORMAS DE LIVROS E DE LEITURAS PARA BEBÊS E CRIANÇAS QUE NÃO LÊEM LETRAS Este artigo tem o objetivo de publicizar a experiência e as reflexões realizadas no Congresso de Leitura do Brasil – COLE, 2018, durante a vivência dissonante oferecida pela profa. Gabriela Tebet com o mesmo título deste texto. Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB) e-ISSN: 1980-9026 DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026PDF

AFTER ALL,WHAT DO BABIES WANT? Debates em Educação é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de AlagoasPDF (English)

Afinal, o que querem os bebês? Afinal, o que querem os bebês? Debates em Educação é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de AlagoasPDF

Pesquisar a educação infantil e o espaço com Fernand Deligny Pesquisar a educação infantil e o espaço com Fernand Deligny Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação PDF

Interação de bebês com objetos técnicos e processos de individuação Interação de bebês com objetos técnicos e processos de individuação. Ideias, 13(00), e022002.PDF

Pesquisar a educação infantil e o espaço com Fernand Deligny. Esse texto apresenta um diálogo entre Gabriela Tebet e Wenceslao Oliveira Jr, a partir do interesse comum de ambos no trabalho de Fernand Deligny que atravessa suas pesquisas que visam pensar os bebês a partir da cartografia ou pensar o espaço-escola da educação infantil a partir do cinema A Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação é um periódico do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora. Publica artigos, ensaios e relatos de experiência inéditos, resultantes de pesquisas empíricas ou teóricas na área da Educação, que contribuam com a formação e a prática de professores das diversas áreas do conhecimento.PDF

Bebês, materialidade e objetos técnicos na primeira infância no brasil e na frança O presente trabalho tem como objetivo central discutir a materialidade das relações e das experiências por crianças na educação infantil, a partir de um diálogo com as diretrizes curriculares brasileiras para a educação infantil em âmbito nacional e em 3 municípios do estado de São Paulo, utilizando conceitos de objetos técnicos e individuação desenvolvidos por Simondon A revista childhood & philosophy é um período de publicação contínua dedicada às interceções e relações entre a filosofia, a infância, filosofias da infância e indagação filosófica com crianças. resulta de uma parceria entre o nefi (núcleo de estudos de filosofias e infâncias), vinculado ao programa de pós-graduação em educação da universidade do estado do rio de janeiro (uerj), e o international council for philosophical inquiry with children (icpic). é editada no Brasil desde sua criação, em 2005.PDF

A implementação da Lei 10.639/2003 e os impactos na educação de Vitória da Conquista-BA O propósito central da pesquisa é analisar o processo de implementação da Lei Federal 10.639/03 a fim de verificar a maneira pela qual os conteúdos que envolvem a História da África e da Cultura Afro-Brasileira estão sendo ou não materializados e em que medida tem contribuído para a promoção da igualdade racial, a elevação da autoestima e do respeito pelas diferenças PDF

Educação política com crianças e jovens: pistas calungas A Educação política com crianças e jovens é objeto de discussão no presente artigo, que apresenta o recorte de uma pesquisa de mestrado, uma cartografia junto a moradores do município de São Vicente/SP, integrantes de uma Organização da Sociedade Civil (OSC). A revista Linhas Críticas (ISSN impresso 1516-4896 / ISSN eletrônico 1981-0431), criada em 06 de julho de 1995 e editada pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), é uma publicação contínua e anual (jan-dez), direcionada a pesquisadores/as, professores/as e estudantes da área educacional para fomentar o debate, a reflexão e a divulgação de produção científica nos âmbitos nacional e internacional.PDF

Tornar-se calunga: participação e subjetivação política de crianças e jovens O artigo pretende discutir processos de subjetivação política de crianças e jovens a partir de recortes de uma pesquisa realizada no âmbito de mestrado em educação, apresentando uma cartografia da participação política de crianças e jovens moradoras de territórios vulnerabilizados do município de São Vicente, no litoral Sul de São Paulo, integrantes de coletivos e ações educativas do Instituto Camará Calunga. A revista childhood & philosophy é um período de publicação contínua dedicada às interceções e relações entre a filosofia, a infância, filosofias da infância e indagação filosófica com crianças. PDF

Da redenção à reparação: Este artigo visa analisar a trajetória dos estudos sobre o povo negro, por meio de uma análise histórica do processo de colonização, sobretudo na elaboração de estereótipos que foram utilizados para justificar o processo desumanizador da escravização ancorado nas Teorias Raciais e no racismo científico. Revista teias. https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/aboutPDF

A Cartografia de Deligny nos Estudos de Bebês Cadernos Deligny, volume II / número 2, de outubro 2023. Páginas de 95 a 108 http://encontrodeligny.org/PDF

TERRITÓRIOS DE INFÂNCIA E O LUGAR DOS BEBÊS TERRITÓRIOS DE INFÂNCIA E O LUGAR DOS BEBÊS A revista Educação em Foco é uma publicação da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).PDF

ESPAÇOS QUE GRITAM: CRIAÇÃO COLETIVAS DE OUTRAS FORMAS DE LIVROS E DE LEITURAS PARA BEBÊS E CRIANÇAS QUE NÃO LÊEM LETRAS Este artigo tem o objetivo de publicizar a experiência e as reflexões realizadas no Congresso de Leitura do Brasil – COLE, 2018, durante a vivência dissonante oferecida pela profa. Gabriela Tebet com o mesmo título deste texto. Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB) e-ISSN: 1980-9026 DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026PDF

Afinal, o que querem os bebês? Afinal, o que querem os bebês? Debates em Educação é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de AlagoasPDF

Pesquisar a educação infantil e o espaço com Fernand Deligny Pesquisar a educação infantil e o espaço com Fernand Deligny Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação PDF

Interação de bebês com objetos técnicos e processos de individuação Interação de bebês com objetos técnicos e processos de individuação. Ideias, 13(00), e022002.PDF

AFTER ALL,WHAT DO BABIES WANT? Debates em Educação é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de AlagoasPDF (English)

Pesquisar a educação infantil e o espaço com Fernand Deligny. Esse texto apresenta um diálogo entre Gabriela Tebet e Wenceslao Oliveira Jr, a partir do interesse comum de ambos no trabalho de Fernand Deligny que atravessa suas pesquisas que visam pensar os bebês a partir da cartografia ou pensar o espaço-escola da educação infantil a partir do cinema A Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação é um periódico do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora. Publica artigos, ensaios e relatos de experiência inéditos, resultantes de pesquisas empíricas ou teóricas na área da Educação, que contribuam com a formação e a prática de professores das diversas áreas do conhecimento.PDF

Bebês, materialidade e objetos técnicos na primeira infância no brasil e na frança O presente trabalho tem como objetivo central discutir a materialidade das relações e das experiências por crianças na educação infantil, a partir de um diálogo com as diretrizes curriculares brasileiras para a educação infantil em âmbito nacional e em 3 municípios do estado de São Paulo, utilizando conceitos de objetos técnicos e individuação desenvolvidos por Simondon A revista childhood & philosophy é um período de publicação contínua dedicada às interceções e relações entre a filosofia, a infância, filosofias da infância e indagação filosófica com crianças. resulta de uma parceria entre o nefi (núcleo de estudos de filosofias e infâncias), vinculado ao programa de pós-graduação em educação da universidade do estado do rio de janeiro (uerj), e o international council for philosophical inquiry with children (icpic). é editada no Brasil desde sua criação, em 2005.PDF

A implementação da Lei 10.639/2003 e os impactos na educação de Vitória da Conquista-BA O propósito central da pesquisa é analisar o processo de implementação da Lei Federal 10.639/03 a fim de verificar a maneira pela qual os conteúdos que envolvem a História da África e da Cultura Afro-Brasileira estão sendo ou não materializados e em que medida tem contribuído para a promoção da igualdade racial, a elevação da autoestima e do respeito pelas diferenças PDF

Educação política com crianças e jovens: pistas calungas A Educação política com crianças e jovens é objeto de discussão no presente artigo, que apresenta o recorte de uma pesquisa de mestrado, uma cartografia junto a moradores do município de São Vicente/SP, integrantes de uma Organização da Sociedade Civil (OSC). A revista Linhas Críticas (ISSN impresso 1516-4896 / ISSN eletrônico 1981-0431), criada em 06 de julho de 1995 e editada pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), é uma publicação contínua e anual (jan-dez), direcionada a pesquisadores/as, professores/as e estudantes da área educacional para fomentar o debate, a reflexão e a divulgação de produção científica nos âmbitos nacional e internacional.PDF

Tornar-se calunga: participação e subjetivação política de crianças e jovens O artigo pretende discutir processos de subjetivação política de crianças e jovens a partir de recortes de uma pesquisa realizada no âmbito de mestrado em educação, apresentando uma cartografia da participação política de crianças e jovens moradoras de territórios vulnerabilizados do município de São Vicente, no litoral Sul de São Paulo, integrantes de coletivos e ações educativas do Instituto Camará Calunga. A revista childhood & philosophy é um período de publicação contínua dedicada às interceções e relações entre a filosofia, a infância, filosofias da infância e indagação filosófica com crianças. PDF

Da redenção à reparação: Este artigo visa analisar a trajetória dos estudos sobre o povo negro, por meio de uma análise histórica do processo de colonização, sobretudo na elaboração de estereótipos que foram utilizados para justificar o processo desumanizador da escravização ancorado nas Teorias Raciais e no racismo científico. Revista teias. https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/aboutPDF

A Cartografia de Deligny nos Estudos de Bebês Cadernos Deligny, volume II / número 2, de outubro 2023. Páginas de 95 a 108 http://encontrodeligny.org/PDF

AFTER ALL,WHAT DO BABIES WANT? Debates em Educação é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de AlagoasPDF (English)

Afinal, o que querem os bebês? Afinal, o que querem os bebês? Debates em Educação é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de AlagoasPDF

Pesquisar a educação infantil e o espaço com Fernand Deligny Pesquisar a educação infantil e o espaço com Fernand Deligny Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação PDF

Interação de bebês com objetos técnicos e processos de individuação Interação de bebês com objetos técnicos e processos de individuação. Ideias, 13(00), e022002.PDF

TERRITÓRIOS DE INFÂNCIA E O LUGAR DOS BEBÊS TERRITÓRIOS DE INFÂNCIA E O LUGAR DOS BEBÊS A revista Educação em Foco é uma publicação da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).PDF

ESPAÇOS QUE GRITAM: CRIAÇÃO COLETIVAS DE OUTRAS FORMAS DE LIVROS E DE LEITURAS PARA BEBÊS E CRIANÇAS QUE NÃO LÊEM LETRAS Este artigo tem o objetivo de publicizar a experiência e as reflexões realizadas no Congresso de Leitura do Brasil – COLE, 2018, durante a vivência dissonante oferecida pela profa. Gabriela Tebet com o mesmo título deste texto. Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB) e-ISSN: 1980-9026 DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026PDF